Interatividade

 Hoje iremos aprender um pouco sobre Interatividade.

Primeiramente, o que é interatividade?

Quando estamos presentes num ambiente virtual (estudado no meu blog anterior), a interatividade deste tem em conta a capacidade que o utilizador tem der dar instruções ao sistema, através de ações efetuadas neste sistema e nos seus objetos.

👉Características

Comunicação: esta tem como objetivo estabelecer uma comunicação entre os sistema e o utilizador, através das suas periferias. 

FeedBack: este permite-nos regular a utilização dos objetos no ambiente virtual (a partir de estímulos sensoriais).

Controlo e Resposta: estes dão ao sistema a capacidade de regular e atuar nos comportamentos dos objetos.

 Tempo de Resposta: este é o tempo que decorre entre a ação do utilizador sobre um dos objetos e a correspondente alteração criada pelo sistema. 

 Adaptabilidade: esta é a capacidade que o sistema tem para alterar o ambiente virtual em função das ações do utilizador sobre os objetos deste.

👉Relação Homem-Máquina

Na  relação homem-máquina existem níveis de interatividade, estes são reativa, coativa e proativa.

Reativa: Nesta o utilizador apresenta um controlo limitado no conteúdo do ambiente virtual. A interação e o FeedBack relacionam-se com este tipo de interatividade pois apresentam um caminho pré-programado, ou seja, o sistema controla a ação. 

Coativa: Nesta o utilizador apresenta o controlo da sequência, do ritmo e do estilo das ações desenvolvidas sobre o conteúdo do ambiente virtual.

Proativa: Neste o utilizador apresenta o controlo da estrutura e do conteúdo das ações no ambiente virtual.

👉Níveis segundo a ação sensorial

Nos níveis segundo a ação sensorial existem outros níveis de interatividade, estes são elevada, média e baixa.

Elevada: O utilizador apresenta todos os seus sentidos estimulados, ou seja, está completamente imerso na realidade.

Média: O utilizador apresenta apenas alguns dos seus sentidos estimulados, exercendo um controlo limitado sob a realidade em que está inserido.

Baixa: O utilizador não se sente parte do ambiente virtual, mas alguns dos seus sentidos são utilizados.

👉Tipos de interatividade:

  Linear:  Neste tipo de interatividade o utilizador consegue  definir o sentido da sequência das ações desenvolvidas no ambiente, mas apenas acedendo à seguinte ou à precedente. Este tipo de interatividade desenvolve-se de forma reativa.

De suporte: Neste tipo de interatividade o utilizador recebe do sistema apoio sobre o seu desempenho através de simples mensagens de ajuda a complexos manuais. Este tipo de interatividade desenvolve-se de forma reativa.

Hierárquica: Neste tipo de interatividade o utilizador navega no sistema através de um conjunto predefinido de opções, podendo selecionar um trajeto. Este tipo de interatividade desenvolve-se de forma reativa.

Sobre objetos: Neste tipo de interatividade o utilizador ativa objetos usando o rato ou um outro dispositivo apontador para obter respostas do sistema. Estes objetos alteram o seu funcionamento de acordo com determinados fatores.

Reflexiva: Neste tipo de interatividade o sistema efetua perguntas que o utilizador responde. Este pode comparar as suas respostas com as de outros utilizadores ou com as de especialistas, permitindo, desta forma, uma reflexão sobre as mesmas. Este tipo de interatividade desenvolve-se de forma proativa.

De hiperligação: Neste tipo de interatividade o sistema define as ligações necessárias para garantir que o acesso aos seus elementos, por parte do utilizador, seja assegurado por todos os trajetos possíveis ou relevantes, criando um ambiente flexível. Este tipo de interatividade desenvolve-se de forma proativa.

De atualização: Neste tipo de interatividade, a interatividade entre o sistema e o utilizador permite gerar conteúdos atualizados e individualizados em resposta às ações do utilizador. Este tipo de interatividade pode variar de um formato simples de perguntas e de respostas até formatos mais complexos que podem incorporar na sua construção componentes de inteligência artificial. Este tipo de interatividade desenvolve-se de forma proativa.

Construtiva: Neste tipo do interatividade o utilizador constrói um modelo a partir do manuseamento de objetos componentes deste, atingindo um objetivo específico. Para tal, o utilizador tem de seguir uma sequência correta de ações para que a tarefa seja concluída. Este tipo de interatividade é uma extensão do tipo de interatividade de atualização e desenvolve-se de forma proativa.

👉 Como avaliar soluções interativas

Para avaliarmos este tipo de soluções precisamos analisar as seguintes características:

- funcionamento dos dispositivos periféricos e a sua ergonomia. 

- qualidade gráfica dos ambientes virtuais e o seu realismo perante o olhar do utilizados.

-contributo para a imersão do utilizador. 

 -utilização adequada das cores. 

-aspetos virtuais. 

- qualidade adequada do som. 

- qualidade da estimulação táctil e da perceção da força. 

 - funcionamento e objetivos da simulação; 

- outras características mais específicas relacionadas com a área ou domínio em que se insere.

👉 Desenho de soluções interativas

Este desenho deve obedecer aos seguintes requisitos:

- Definição da solução interativa a desenvolver. 

- Caracterização do tipo de imersão pretendido. 

- Avaliação, caracterização e suporte dos vários dispositivos a utilizar.

- Definição da capacidade de perceção dos movimentos do utilizador. 

- Avaliação de recursos e capacidades. 

- Seleção das ferramentas a utilizar no desenvolvimento. 

- Criação e edição de formas geométricas e texturas. 

- Descrição da visão estereoscópica. 

- Caracterização do hardware, do software e do suporte de rede. 

- Modelação da ação física do sistema. 

Devemos também ter em conta a existência de diferentes ferramentas para a criação de soluções interativas no âmbito da realidade virtual:

- DI-Guy: permite adicionar características do comportamento humano a acontecimentos simulados em tempo real.  

- Gizmo3D: é uma solução completa para a industria, aplicações militares e jogos. Para além de ser usado pelos serviços militares é também utilizada na indústria espacial. Permite desenvolver formas geométricas de uma forma rápida, sombras em tempo real, estruturas recursivas, ambientes e animação. 

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Obrigado e até à próxima. 


 

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